domingo, 29 de outubro de 2006

Flexibilidade de Horário

Meus compinxas, a hora mudou… já sabiam? O que? NÃO?? Chegaram atrasados ao emprego hoje? Ah pois… hoje é domingo e 90% da população portuguesa não trabalha… o meu mal é que pertenço aos 10% que trabalham, enfim… vidas.
Meus senhores, a hora mudou… dizem vocês “E, e, e, então? Qual a novidade? Nada que não tenha acontecido durante as tuas 21 primaveras já passadas neste globo.”
Pois, tudo bem… desculpem a minha ousadia.

Primeiro que tudo vou-me armar em José Hermano Saraiva e historiar um pouco… falar sobre quem foi o “Génio” que se lembrou desta coisa de horário de Verão e Inverno.
Começando pelo principio, um dos mentores, não da própria ideia, mas sim ajudando com as suas descobertas e achados, foi Pedro Nunes…pois é, já viram… um Tuga que fez algo por este mundo, quem diria! Não se lembrou de trocar horas à parva durante o ano… mas descobriu muitas coisas importantes acerca do Sol e Tempo… coisas manhosas que não vos vou martirizar, ou melhor… eu próprio não perceberia o que estaria aqui a escrever.
Mas calma… Pedro Nunes fez uma brilhante descoberta ao anunciar que o Lusco-Fusco dura precisamente, mais coisa menos coisa, 12 minutos. Não são os tão sobejamente conhecidos 5/7 minutos… não, não… isso são mitos populares.

Ok, agora entrando no assunto, o mentor desta ideia do “Horário Flexível” foi Benjamin Franklin, político e inventor do Pára-raios e das lentes bifocais, vivia em França quando se lembrou de dizer “Ah e tal, estes franceses levantam-se muito tarde! Mas o que é isto? O Sol “levanta-se” muito mais cedo e estes parasitas só se levantam ao meio-dia… isso é que era bom... vamos lá mudar isto.”
E assim foi… sugeriu a ideia da hora de Verão… ou seja que a vida começa-se 60 minutos mais cedo… aumentando uma hora. Diz ele que com esta mudança radical, Paris ia poupar 32 mil toneladas de cera de vela… anualmente. Incrível hein?
Mas isto foi apenas uma ideia, pois ela só foi posta em prática quase um século depois, durante a 1ª Grande Guerra, quando os “Amaricanos” sentiram necessidade de poupar energia a curto prazo, introduzindo assim a mudança de horário. Sendo estes os primeiros a aderir a esta ideia… seguindo-se mais de 70 países que actualmente utilizam esta inovadora ideia. Incluindo Portugal.

Muito bem, história contada, vou agora eu dar umas palavrinhas acerca da questão… o que? Não posso? … Ah bom… pensava que vocês é que mandavam nisto… bem!
Eu pessoalmente não tenho nada contra esta bela ideia… até acho muito bem, porque assim levanto-me e já é de dia… uma outra visão ao acordar.

No entanto, estava eu a folhar uma bonita revista da “TvMais” quando entre uma reportagem sobre a vida amorosa de Elsa Raposo e um Botox de Lili Caneças, me deparo com a programação semanal das Tv’s… e eu não vou de modas… “Deixa cá ver como é que estes senhores resolvem o problema da mudança da hora nos horários das televisões?”
Pois é… não resolvem, deixam tudo para ao acaso… vou eu ao dia “Sábado 28 Outubro” ao qual me deparo com programações do tipo “RTP – 1:30 – Hora da Sorte”. Nunca vi tal programa nem vou comentar tal coisa… apenas para reparar na hora… e como todos sabem a mudança da hora ocorreu às 2h da manhã… retrocedendo para a 1h. Ou seja, no dia 29 de Outubro (Madrugada) os 60 minutos da 1h da manhã repetiram-se. E a minha pergunta foi logo muito rapidamente: “Mas isto vai dar às primeiras 1:30 ou às segundas 1:30?” Ao qual não consegui vislumbrar qualquer resposta em tal revista. Fui tentar outra bonita revista “Maria”, na qual me sucedeu o mesmo. E como este exemplo há muitos. Penso que isto seria uma ideia a rever, porque os telespectadores não têm paciência para serem enganados com falhas destas… ao menos que digam se aquele horário sucede antes ou depois da “Mudança da hora”.
Se isto custa muito a estas empresas que me contratem por apenas 2 dias no ano… para fazer uma programação da TV em condições e sem enganos. Estaria disposto a tal desafio.

Bom… e como já deixei mais uma ideia ao mundo, vou-me despedir e continuar a trabalhar, ou não!

Cumprimentos
ZagaMofo