quarta-feira, 20 de junho de 2007

Há 2 anos atrás…

Para muitos de vocês, hoje é um dia igual a tantos outros… para mim é um dia especial… é o dia em que faço 2 anos que me tornei militar, um homem da pátria.

20 de Junho de 2005… 8.30 da manhã… e estava eu à porta da Ota (Aquele sitio onde querem fazer o aeroporto...) de mala na mão e a pensar… “Vamos a isso, isto não custa nada”.
Assim com este espírito entrei à porta de armas e percorri cerca de 200m até parar numa fila extensa. Nessa fila, homens e mulheres, a maioria com cara de apavorados e assustados, esperavam a sua vez para saberem que quarto e cama lhes ia calhar em sorte.

Tudo era novidade, começava-se a sentir o regime militar… Sargentos e Oficiais de cara cerrada e de poucas palavras… entre elas a nossa conhecida “Despachem-se seus trambolhos!”. Trambolhos… esta palavra ao qual sempre usei como sinónimo de mulher feia… do estilo “Olha-me aquele trambolho… Jaaaasus!”, afinal… eu próprio também era um trambolho… o meu mundo desmoronava naquele preciso momento. "Eu não quero ser trambolho, tenho que me portar como deve ser!".

Mala no quarto e aí fui eu conhecer o meu pelotão e respectivos chefes. Ten Cintra e 2Sar Martins, pareciam simpáticos… e eram, aquelas corridas pela manhã é que enfim… não gostava vá.
Assim, eu e mais 20 maçaricos seguimos em direcção à barbearia… sitio onde os Fãs do Heavy Metal deixaram de o ser e passaram a contar com um penteado igual a todos os 300 recrutas presentes. Muita lágrima vi cair naquele barbeiro… eu sinceramente, ri-me, já tinha o cabelo curto e não me custava nada!

37º ao Sol e de “chouriço” na mão (nome dado ao saco onde se transporta o fardamento), seguimos para o quarto para nos desfazermos das nossas roupas de civil… a camisinha, a t-shirt da moda, a calça de ganga… aquilo que nos diferenciava, ia acabar por ali… seríamos todos iguais, sem qualquer sentido de moda.

O fardamento era simples… Calça de camuflado, t-shirt verde, casaco de camuflado, boné de camuflado e botas… tudo a prontos e ouvia-se o comentário “Epah, as botas até ficam bem, não doem nem nada!”, pois é… grande erro… a primeira hora não dói nada… mas as seguintes, há que saber andar!

Almoço passado, as palavras eram poucas e os pensamentos muitos “O que virá a seguir?”
Bom, muito se seguiu, não vou contar tudo senão não teria piada. Basicamente marchar, ouvir nas orelhas e empurrar o planeta… três bons princípios.

Assim foi o meu dia 20 de Junho de 2005, há 2 anos atrás… sinceramente não sinto saudades da recruta, mas sim do curso. Foi difícil, mas aguentou-se bem. Força de vontade chega para tudo.

Hoje, 730 dias depois (2 anos), muitas saudades de algo que não voltará. O curso, o convívio e a cumplicidade com os meus 10 camaradas de turma.
Cresci um bocadinho vá… mas continuo a ser o mesmo cromo de sempre, aquele que acaba de escrever um texto tão grande e tem a certeza que nem 3 pessoas o vão ler até ao fim.

Enfim, escrever não paga imposto... por isso.

Assim sou eu, alguém que escreve coisas que não fazem sentido nenhum, mas que me fazem sentir o maior do mundo :P

Cumprimentos do militar
ZagaMofo

4 Comments:

Blogger BT26 said...

Só pra que conste eu li-o até ao fim. tarde mas aqui vai...Parabéns senhor militar.

Sr.Zaga, Sr.Zaga, um grande abraço aqui deste lado

sexta-feira, junho 22, 2007 10:22:00 da tarde  
Blogger Ana Raquel said...

BOAS...
Desde já peço imensas desculpas por não ter comentado mais cedo este post de tamanha importancia! É com muita felicidade que te vejo triunfar na vida amigo. Pois é amigo a dois anos atrás vi-te a lançares um desafio a ti mesmo ( de realçar que era um tremendo desafio pois nem todos tem o que é necessario para vingar na vida militar!!) e sinto-me orgulhoso por ter o prazer de saber que o concluiste com o maior dos sucessos! Isto de ser o melhor da turma não é para todos! Para mim nunca foi lol... Quanto ao facto de seres cromo não concordo... Apenas um gajo mta porreiro e com grande sentido de animacao! Bem por hoje já chega de elogios... Grande abraço miudo e conto contigo para muitos e bons anos de pura xicota e axincalho!

terça-feira, julho 03, 2007 9:46:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pelo menos três leram até ao fim :D

terça-feira, julho 31, 2007 12:54:00 da manhã  
Blogger NM said...

Carrega anonimo! tb gosto de ti!

terça-feira, julho 31, 2007 2:11:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home